Cold, warm e hot storage: qual é a diferença?
A computação em nuvem revolucionou o armazenamento de dados. Agora, não é mais necessário guardar documentos na gaveta de um escritório. A tecnologia nos oferece diversas soluções de acordo com a necessidade de cada empresa. Se você trabalha com projetos de TI, já deve ter se questionado sobre qual a melhor maneira de guardar suas informações. Abaixo, explicamos como funciona o cold, warm e hot storage:
Cold storage
Diz respeito aos dados que são raramente acessados. Por não serem informações tão necessárias, podem ser armazenadas em um sistema mais barato e menos veloz.
Warm storage
São informações mais necessárias do que o cold storage, mas também não são acessadas tão frequentemente. Normalmente, são dados usados para relatórios ou análises pontuais. Por isso, também podem ser guardados em sistemas mais lentos e com a capacidade otimizada.
Hot storage
São os dados acessados frequentemente, que podem ser usados tanto por funcionários quanto por clientes. Por isso, as informações precisam ser inseridas em um sistema rápido e prático.
Os sistemas modernos de gerenciamento de dados permitem que a equipe de TI otimize o armazenamento das informações de acordo com a necessidade de cada um. Dessa forma, a empresa obtém o desempenho necessário para dados dinâmicos e, ao mesmo tempo, minimiza os custos de armazenamento.