Database tuning: conheça a estratégia de otimização de dados
A maioria das empresas possui banco de dados, mas nem todas têm um time de TI que sabe como otimizar as informações da melhor forma possível. Ter os conhecimentos de organização e otimização dos dados é essencial para facilitar o acesso, aumentar a velocidade da tomada de decisões estratégicas e eliminar dificuldades desnecessárias.
O database tuning, termo utilizado para se referir à otimização de dados, pode ser dividido em três diferentes funções: planejamento de performance (definição e configuração do ambiente no qual o banco de dados está instalado), tuning de instância (ajustes de configurações e definição de novos parâmetros do sistema) e SQL tuning (otimização de instruções SQL). As funções devem ser escolhidas de acordo com a necessidade de cada empresa.
O principal diferencial de empresas que aplicam estratégias de otimização é a velocidade da recuperação de informações. Quanto mais dados uma organização tem, mais lenta é a recuperação caso o banco não esteja otimizado. O planejamento de performance, por exemplo, permite a criação de índices que eliminam os problemas que deixam a recuperação de dados mais devagar. A lentidão de informações frustra tanto os funcionários quanto os clientes, por isso é sempre bom evitá-la.