Cloud native: cinco benefícios da estratégia de desenvolvimento de software
O termo cloud native, ou computação nativa na nuvem, é usado para se referir às ferramentas e técnicas de computação em nuvem utilizadas no desenvolvimento de softwares. É uma abordagem moderna que explora a flexibilidade, escalabilidade e resiliência da computação em nuvem. A estratégia foi iniciada por um grupo de empresas conhecidas como “nascidas na nuvem”, como Netflix, Spotify e Uber, e está sendo adotada por diversas organizações que buscam vantagens competitivas. Abaixo, separamos os principais benefícios da tecnologia:
1. Linguagem
Os aplicativos nativos da nuvem trabalham com linguagens e plataformas modernas (HTML, CSS, Java, JavaScript, .NET, Go, Node.js, PHP, Python e Ruby), o que pode ajudar na atração e retenção dos melhores engenheiros.
2. Atualização
Seguindo o benefício de elasticidade da nuvem, a tecnologia cloud native é altamente disponível e regularmente atualizável. Isso aumenta a produtividade dentro das equipes de desenvolvimento, já que há como fornecer novos recursos com uma frequência maior.
3. Multiplicidade de inquilinos
Não há problema ao utilizar um aplicativo nativo da nuvem em um espaço virtualizado onde os recursos são compartilhados com outros aplicativos.
4. Automação
As técnicas de cloud native contam com a automação necessária para que os engenheiros possam focar em outros desafios.
5. Stateless
Os aplicativos nativos na nuvem são stateless, ou seja, não transportam os dados salvos de uma sessão para outra. Isso faz com que a escalabilidade aumente, além de possibilitar um maior desempenho e menos uso de armazenamento.