Arquitetura de microsserviços: conheça seus benefícios
A arquitetura de microsserviços, ou apenas microsserviços, é um estilo de abordagem no qual um único aplicativo é composto por diversos componentes que funcionam de forma independente. Para cumprir uma solicitação específica, um aplicativo baseado nesse sistema pode utilizar muitos microsserviços internos para compor a resposta.
Os contêineres, que foram citados no último texto, são ferramentas que hospedam os microsserviços. Normalmente, os aplicativos nativos da nuvem são criados como microsserviços através de contêineres. A seguir, separamos alguns benefícios da arquitetura de microsserviços:
Independência
Uma das características mais conhecidas dessa tecnologia é o funcionamento independente. Os microsserviços permitem que um aplicativo grande seja separado em partes independentes menores, com cada parte tendo sua própria responsabilidade.
Escalabilidade
Como os serviços são divididos em partes, é possível alterar ou incluir novos recursos ao sistema sem precisar mexer em seu núcleo. Isso também traz agilidade e facilita a manutenção. O escalamento horizontal favorece o aumento da capacidade sob demanda por microsserviço, otimizando os recursos e concentrando onde existe maior necessidade.
Disponibilidade
As soluções de microsserviços têm um sistema de backup pronto para ser usado caso algo dê errado. Isso faz com que o serviço tenha a capacidade de estar disponível e continuar operando para os seus usuários.