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Tecnologia aliada à experiência do cliente

Para um banco, a confirmação de identidade de seus clientes é fundamental para garantir a segurança das transações e uma falha neste processo pode significar um problema enorme que afeta tanto o cliente quanto a imagem da empresa de maneira definitiva. Há algum tempo o banco digital Inter adotou uma ferramenta baseada em machine learning da AWS em seu setor de fraude e apresentou os resultados no webinar da empresa, o AWS Marathon Brasil.

A ferramenta usada pelo banco automatizou o reconhecimento de imagens enviadas por clientes comparando-as às fotos dos documentos, o processo que antes era manual, agora otimiza o trabalho da equipe e melhora a experiência do cliente reduzindo os falsos positivos, como explica o coordenador de modelagem do banco digital, Rodolfo Dollinger: “Antifraude tem muito falso positivo, e isso afeta negativamente o cliente […] Às vezes o falso positivo é muito pior do que detectar uma fraude tardiamente. Por isso a integração com as outras equipes [do banco] para ver como cada coisa afeta o cliente diretamente foi um dos pontos principais para nós.”. Além do antifraude, o Inter atualmente planeja a implantação de ML em outras 10 operações.

Para além do caso do Inter, um levantamento da IDC aponta que o investimento em ML e IA de empresas ligadas ao setor varejista e bancário deve chegar em 97,9 bilhões de dólares. Tudo isso porque a coleta, análise e qualificação de dados são de fundamental importância para conhecer o consumidor e encontrar caminhos para mudar a experiência dos clientes, gerando fidelização. Em um mercado cada vez mais competitivo, cada dado importa e é atrás disso que empresas estão correndo.