Pesquisa mostra que o Brasil é um dos países que mais investe em nuvem
De acordo com o estudo “IBM Transformation Index: State of Cloud”, a aceleração digital está diretamente relacionada à nuvem. Os líderes de tecnologia brasileiros já entenderam isso, já que a adoção da nuvem no país é superior à média global. Para chegar nos resultados, foram ouvidos mais de 3 mil tomadores de decisões de negócios e tecnologia de 12 países e em 15 setores, entre serviços financeiros, manufatura, governo, telecomunicações e saúde.
A pesquisa também chamou atenção para alguns pontos sensíveis, em especial a cibersegurança. Em relação às empresas brasileiras, 35% dos entrevistados afirmaram que a segurança é um dos principais fatores de atraso da digitalização dos negócios. Outro desafio é a falta de profissionais qualificados, o que pode atrapalhar a implementação de uma estratégia de tecnologia.
Apesar dos desafios, os investimentos em nuvem devem continuar a crescer. Dos entrevistados, 89% dos brasileiros afirmam entender que os investimentos na adoção de cloud (pública, privada, multi, híbrida) podem influenciar o valor de negócios. A formação de parcerias com empresas especializadas consegue diminuir os desafios e agilizar a digitalização das organizações.