Nove desafios que os líderes de TI podem enfrentar em 2023
A aceleração digital está correndo em um ritmo nunca visto. Com a chegada de novas tecnologias, os líderes enfrentam novos desafios, desde a incerteza econômica até a busca por talentos. A plataforma de notícias CIO divulgou os nove desafios que os gestores de TI podem enfrentar neste ano:
- Incerteza econômica
Os líderes ainda estão descobrindo como enfrentar o cenário econômico pós-pandemia. O lado bom é que as crises econômicas são o melhor momento para atrair e reter talentos.
- Crescimento inteligente
A volatilidade do mercado trouxe uma complexidade maior ao plano de crescimento das empresas. É preciso analisar quando investir na inovação dentro do time e quando fechar parceria com soluções terceirizadas, buscando um equilíbrio entre custo e velocidade.
- Trabalho remoto
As organizações devem estar preparadas para apoiar seus funcionários de onde quer que estejam, de forma online ou presencial. A equipe de TI tem um papel importante nisso, já que podem implementar ferramentas e sistemas para ajudar no trabalho remoto.
- Aumento de custo
“A inflação é um problema importante para os CIOs, tanto em custos diretos quanto em mão de obra”, afirmou John Reeher, CIO e CISO da EstateSpace. “Tecnicamente, apenas para manter os salários dos funcionários alinhados com o custo de vida, eles precisam de um aumento de 8% a 9%. A inflação está ligada à retenção.”
- Busca por talentos
O recrutamento de talentos é desafiador todos os anos. O mercado segue sendo muito competitivo, logo os gestores devem criar estratégias de retenção de colaboradores, lembrando que a remuneração não é o único diferencial decisivo.
- Burnout
É preciso pensar em iniciativas para diminuir o esgotamento dos profissionais de TI. Os líderes devem servir de exemplo para seus times, incentivando atividades de cuidado à saúde mental.
- Diversidade nos times
O trabalho de diversificar os colaboradores de TI sempre foi um desafio. Isso vai além de atrair novos talentos, mas se estende à criação de uma cultura organizacional que proporcione uma boa experiência aos funcionários.
- Ameaças à segurança
Não basta focar apenas na equipe responsável pelo desenvolvimento de ferramentas de segurança. É preciso criar iniciativas de conscientização de segurança para toda a empresa.
- Computação em nuvem
Os benefícios da computação em nuvem já são conhecidos entre os líderes de TI, mas muitos atrasam a migração por conta do orçamento. Cada vez mais empresas devem entrar para a nuvem e é imprescindível que as equipes façam um planejamento financeiro para que os ganhos venham mais rápido.