Cultura DevOps: por que adotar em seu negócio?
A cultura DevOps surgiu como uma solução para acelerar os negócios e otimizar os processos em um mercado de TI cada vez mais competitivo. Muitas vezes, as burocracias e o distanciamento entre os profissionais de tecnologia dificultam o desenvolvimento de um software. Os princípios do DevOps atuam no alinhamento entre as equipes, para que o trabalho seja feito de forma mais rápida e eficaz.
O termo DevOps é uma combinação entre as palavras “development” e “operations” (desenvolvimento e operações). Como o próprio nome já diz, o objetivo é unir as equipes de desenvolvimento e operação para que trabalhem juntas de forma eficiente e harmônica. Ao quebrar a ideia de que os profissionais devem trabalhar de forma individual, é possível observar os seguintes benefícios:
- Otimização de gastos
A integração de equipes diminui o risco de erros e, consequentemente, de desperdício de recursos.
- Aumento da motivação
Quando os colaboradores estão trabalhando de forma integrada, o engajamento com o negócio é aumentado.
- Aceleração da produtividade
A estratégia de DevOps otimiza as atividades que devem ser feitas, fazendo com que o trabalho seja feito de forma mais rápida e com maior qualidade.
Grandes empresas, como o Google, já fazem uso dos benefícios da cultura DevOps. Esse cenário unificado faz com que consigam entregar múltiplos releases de seus sistemas em um único dia – sempre focando na qualidade.