Como criar uma estratégia de DevOps multicloud?
O uso de sistemas multicloud, modelo de computação em que uma organização utiliza uma combinação de nuvens, é cada vez mais comum na área de TI. O desafio é gerenciar a infraestrutura dessas nuvens. Muitas empresas estão resolvendo esse problema por meio da incorporação do DevOps, que consegue democratizar o trabalho de desenvolvimento e manutenção. Abaixo, seguem cinco dicas para criar uma estratégia de DevOps multicloud:
- Plataforma de gerenciamento
Organizar o gerenciamento é essencial para que as equipes de TI automatizem a implementação e monitorem os aplicativos da nuvem. Ferramentas de autoatendimento podem ajudar nesse aspecto, já que atuam no planejamento dos orçamentos e gastos.
- Abordagem independente de nuvem
Uma infraestrutura de multinuvem precisa contar com uma abordagem independente da nuvem. Assim, as equipes de TI poderão usar os mesmos processos e códigos de DevOps nos provedores de serviços de nuvem (CSP).
- Monitoramento e observabilidade
A estratégia DevOps exige que as equipes tenham controle em tempo real dos ambientes de nuvem. Além de monitorar, é preciso disponibilizar os dados para as partes interessadas e autorizadas. Desta forma, as empresas vão se beneficiar das visualizações e dos relatórios detalhados.
- Políticas de equipe
Os processos e as políticas estabelecidas devem ser atualizados para que haja uma reflexão sobre como as equipes de TI devem trabalhar nos ambientes multinuvem. A partir disso, é preciso oferecer treinamentos para que os colaboradores estejam cientes das políticas e dos fluxos de trabalho.
- Repositório centralizado
Criar um repositório centralizado de infraestrutura facilita o trabalho em equipe e o compartilhamento de códigos. Isso funciona como parte de uma plataforma DevOps completa ou como uma ferramenta autônoma.