Skip to main content

Black Friday: os benefícios competitivos da computação em nuvem

O maior evento de descontos do ano, conhecido por formar longas filas nas lojas físicas e sobrecarregar os sites, está chegando. Há mais de dez anos, a última sexta-feira do mês de novembro é conhecida por ser o dia da Black Friday. Mais do que planejar o estoque de produtos e a redução dos preços, os varejistas devem estar preparados para receber todos os clientes, especialmente virtualmente.

Durante a época das promoções, é esperado que um e-commerce receba até 10 vezes mais acessos em comparação a um dia comum. Ter uma operação eficiente que aguente a demanda é tão importante quanto oferecer preços atraentes. Como uma solução para manter a estabilidade, a velocidade e a escalabilidade dos sites, surge a computação em nuvem.

Por que usar a nuvem?

A nuvem é uma grande aliada do e-commerce no geral, já que garante segurança, rapidez e flexibilidade. Mas, ao falar especificamente da Black Friday, a computação em nuvem tem um grande diferencial: a escalabilidade sob demanda.

A tecnologia da nuvem permite que sua capacidade e infraestrutura sejam ampliadas de acordo com os picos de demanda. Isso significa que um varejista pode ampliar seu processamento durante a época da Black Friday e, após o término do evento, voltar à sua capacidade normal. Com isso, a empresa economiza, pois não há a necessidade de migrar para um servidor mais potente que seria realmente utilizado apenas em alguns dias do ano.