Skip to main content

Agro é cloud: o futuro do agronegócio na nuvem

A transformação digital se tornou uma necessidade nos mais diversos setores do mercado – e no agronegócio não é diferente. A digitalização está sendo ainda mais impulsionada pela chegada do 5G, já que a velocidade da internet é dez vezes mais rápida que a conexão 4G. Por meio do acesso à conexão mais rápida, os empresários conseguem investir na nova tendência do agro: a computação em nuvem.

            Os benefícios dos serviços de nuvem não se limitam às grandes produções, já que também podem estar presentes na agropecuária familiar. Seguem alguns impactos da nuvem no agronegócio:

            Acessibilidade

            A partir do uso da nuvem, os agricultores conseguem acesso aos dados em tempo real, independente da localidade. Isso pode ajudar no gerenciamento das informações e na tomada de decisão.

            Segurança

            A tecnologia cloud conta com um sistema de segurança eficiente, o que elimina a preocupação com a perda de informações ou vazamento de dados.

            Redução de custos

            Ao contratar um serviço de nuvem, a manutenção da infraestrutura tecnológica passa a ser responsabilidade do próprio fornecedor. Com isso, investimentos podem ser aplicados em outras áreas.

            De modo geral, o investimento em uma estrutura de cloud traz soluções ao agronegócio e um crescimento do mercado no geral.