Aceleração Digital: quais os benefícios da nuvem?
A partir de agora, toda semana, vamos abordar um assunto diferente relacionado à aceleração digital dentro das empresas. A partir da apresentação de temas e recursos tecnológicos, queremos mostrar a importância da transformação digital para o crescimento dos negócios.
Nesta primeira edição, vamos falar sobre o papel da nuvem dentro da aceleração. A seguir, separamos alguns benefícios da migração para nuvem e explicamos como funciona na prática:
Melhora operacional
O benefício mais visível de um ambiente em nuvem é a melhora na estabilidade operacional das empresas. Hoje em dia, muitas empresas têm dificuldade de operar servidores físicos, seja por falta de infraestrutura específica para essa finalidade, porque não há preparação suficiente, o hardware está fora de garantia ou, simplesmente, porque a companhia precisa de um processamento maior.
A nuvem trabalha com os melhores equipamentos e recursos computacionais de ponta, desde a refrigeração do ambiente, passando pelos racks, links de dados, servidores, processadores, memória, storage, interfaces de comunicação, entre outros, o que tira da equação eventuais problemas operacionais de lentidão e travamento que um ambiente físico pode trazer.
Escalabilidade e elasticidade
A escalabilidade e elasticidade são essenciais para empresas que possuem picos de consumo ou de processamento. Um exemplo é uma companhia de Recursos Humanos que, em determinados dias do mês, precisa processar as folhas de pagamento. Outra situação é um e-commerce na época de Black Friday, que tem um número de vendas muito mais alto do que nos outros meses.
Esses dois exemplos precisam de servidores que suportem esses picos de demanda. Em um ambiente físico, seria preciso calcular corretamente o tamanho do servidor necessário, o que pode acabar gerando um desperdício de investimento. Na nuvem, você tem a condição de aumentar e diminuir o processamento de acordo com a necessidade, por isso o comparativo com um elástico.
Contratação pontual
Por fim, outro benefício é a possibilidade de contratar ambientes computacionais por um determinado período de tempo, já que há como pagar pelo servidor e depois destruir seu ambiente. Na prática, essa opção ajuda empresas que precisam testar a atualização de um software fora do ambiente produtivo, o que protege a organização da possibilidade de colocar sua produtividade em risco caso ocorra algum problema. Além disso, o prazo para comprar um servidor novo, desde o pedido até a instalação, costuma chegar a cerca de 90 dias. Quando falamos de nuvem, há como criar um ambiente paralelo pontual em algumas horas ou dias, trazendo uma agilidade muito grande às empresas.