Skip to main content

A maioria dos líderes brasileiros não conhece o poder da análise de dados

Com a inflação em alta e hábitos de consumo se modificando, empresários se encontram em um dos momentos mais desafiadores dos últimos anos, mas há algo que pode ser uma saída para movimentar os negócios: dados.


A solução pode parecer óbvia para muitos que acompanham nas transformações de mercado e da tecnologia, mas uma pesquisa feita pela Salesforce afirma que 59% dos líderes de empresas brasileiras não utilizam informações que têm para tomar decisões de maneira estratégica. A preocupação com o não uso (ou mau uso) de dados não é exclusividade do Brasil, a pesquisa também ouviu gestores de países como Estados Unidos, Índia, Cingapura, Japão. A pesquisa indica que 41% dos entrevistados acreditam que a leitura dos dados é muito complexa e alegam falta de compreensão. Apesar das dificuldades, mais de 70% desses líderes entendem que a análise de dados os ajudaria a tomar decisões que fujam do escopo do ego e aumentariam a assertividade de seus negócios.


E por que resolver essa carência é tão importe? De acordo com a Salesforce, as empresas que vão prosperar nos próximos 5 a 10 anos, são aquelas que têm a cultura de dados, ou seja, a capacidade de analisar dados e gerar insights a partir deles. Pesquisas como essa evidenciam a falta de mão de obra qualificada dentro das empresas para lidar com o assunto, fator também reconhecido por parte dos empresários entrevistados pela Salesforce. A corrida para montar times qualificados está só no começo, mesmo que a área analítica esteja presente no mercado há 20 anos.