Conteinerização: qual é o impacto dessa tendência na nuvem?
O surgimento de novos sistemas e serviços tecnológicos feitos para auxiliar o funcionamento de uma empresa não para de crescer. Os serviços de nuvem, apesar de já estarem mais consolidados e difundidos no mercado, fazem parte dessas novidades. Contudo, um tópico que está sendo cada vez mais comentado no universo da tecnologia é a conteinerização em nuvem.
A nuvem, por si só, já traz diversos benefícios às empresas, como redução de custos, segurança, flexibilidade, controle de qualidade, entre outros. Agora, o conceito de conteinerização veio para ajudar ainda mais no desenvolvimento de soluções. O contêiner na nuvem é o conjunto de aplicativos que funciona de maneira independente, ou seja, não depende de um sistema operacional, pois contam com tudo que é necessário para a criação de soluções escaláveis.
Os contêineres facilitam a migração de uma plataforma ou infraestrutura para outra, o que faz com que se transformem em uma alternativa à codificação tradicional. Eles atuam na divisão dos sistemas operacionais para que sejam usados de forma mais eficiente. Isso resulta em mais flexibilidade, velocidade, facilidade de gerenciamento, além dos outros benefícios de ambientes de nuvem.