Skip to main content

AWS Elastic Disaster Recovery

Muitos clientes começam sua jornada para a AWS buscando por uma estratégia de Disaster Recovery do seu ambiente on-premises, as justificativas para optar por um ambiente de Disaster Recovery são diversas, como a recuperação de incidentes imprevisíveis, oferecer maior credibilidade para a organização, maior economia considerando que o custo de uma indisponibilidade duradoura costuma ser consideravelmente maior do que o custo de um ambiente de contingência, e, por último, atingir uma alta disponibilidade.

As estratégias de Disaster Recovery disponíveis para você na AWS podem ser categorizadas em quatro abordagens, variando de baixo custo e baixa complexidade de apenas fazer backups a estratégias mais complexas usando várias regiões ativas dentro da AWS.

As 4 abordagens de recuperação de desastres levando em conta o RPO/RTO podem ser visualizadas na imagem abaixo:

A diagram of a pilot light

Description automatically generated

O AWS DRS, permite que as organizações façam um plano de recuperação de suas aplicações com downtime mínimo e sem alterações nas aplicações e na sua arquitetura. O AWS DRS usa a estratégia Pilot Light, mantendo uma cópia dos dados e recursos necessários para replicação em uma Amazon Virtual Private Cloud (Amazon VPC), usada como área de preparação. Quando um evento de failover é acionado, os recursos preparados são usados para criar automaticamente uma implantação de capacidade total no Amazon VPC de destino, usado como o local de recuperação.  

A replicação dos dados para a área de preparação proporciona uma redução dos custos de Disaster Recovery, considerando que os servidores serão provisionados no ambiente de contingência somente quando necessário. O AWS DRS possibilita realizar testes sem interrupções para confirmar a integridade do processo. Quando necessário, podemos iniciar a operação de Disaster Recovery, escolhendo entre o estado mais recente do servidor ou algum ponto de recuperação anterior no tempo. Iniciada a operação de Disaster Recovery,  o AWS DRS provisionará o novo ambiente em poucos minutos. Após a resolução do problema no seu site principal, você poderá fazer o failback.

Imagem que ilustra o funcionamento do AWS DRS:

A diagram of a cloud server

Description automatically generated

Agora que você conhece melhor sobre os benefícios do AWS Disaster Recovery, a equipe :upd8 que é especializada neste serviço, pode te ajudar a tirar o máximo de proveito da ferramenta. 

Fale com nossos especialistas:
11 3181-5088
www.upd8.com.br