Skip to main content

Você já ouviu falar de SaaS, IaaS e PaaS?

Além da transformação digital e dos grandes ganhos operacionais, a computação em nuvem trouxe também muitas siglas novas.

Se você não é de T.I, ao ouvir SaaS, IaaS e PaaS, provavelmente aparecerá uma interrogação na sua mente, mas, estes termos, que estarão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, se referem a modelos de negócios em nuvem. Confira:

SaaS – (Software como Serviço)

Você já usou Salesforce, HubSpot, Google Drive, Office 365, Netflix, Dropbox? Então usou SaaS, mesmo sem saber. Ou seja, você tem acesso ao software sem comprar a licença, utilizando-o a partir da computação em nuvem, muitas vezes com recursos limitados. No entanto, também existem planos de pagamento nos quais é cobrada uma taxa fixa ou um valor que varia de acordo com o uso. Muitos CRMs ou ERPs trabalham neste sistema de SaaS. 

Vantagens:

• Permite conexão e uso dos aplicativos baseados em nuvem;

• Facilidade na contratação dos serviços;

• Alta acessibilidade;

• integração mais simples.

IaaS – (Infraestrutura como Serviço) 

Nesse modelo, a empresa contrata como serviço toda infraestrutura necessária para o processamento e armazenamento dos dados em ambiente virtual. Podem entrar nesse pacote o uso de servidores, roteadores, racks, entre outros, mas a empresa não compra os equipamentos e sim utiliza os serviços das grandes provedoras de nuvem (AWS, Microsoft, Google, Huawei, Alibaba). O pagamento é feito sob demanda. A estrutura do ambiente virtual é compartilhada com outras organizações (em nuvem pública). Os dados ficam hospedados com segurança e confidencialidade.

Vantagens:

• Escalabilidade;

• Versatilidade;

• Elasticidade;

• Menor custo, em muitos casos.

PaaS – (Plataforma como serviço)

É o principal modelo de contratação da Computação em Nuvem. Contrata-se um ambiente de desenvolvimento e implantação completo na nuvem, no qual é possível criar, modificar e otimizar softwares e aplicações. A PaaS oferece licenças de software, infraestrutura, manutenção, sistemas de comunicação e tudo o que for necessário para a publicação de um aplicativo/site. Você adquire os recursos por meio de um provedor de serviços de nuvem, paga conforme o uso, e acessa por uma conexão com a Internet segura. Ex: AWS, Azure, Heroku. 

Vantagens:

• Agilidade para gerenciar os aplicativos e serviços desenvolvidos;

• Provedor de nuvem gerencia o restante;

• Estrutura completa;

• Inovação;

• Flexibilidade para crescimento.

De acordo com o especialista em T.I, Ricardo Menezes Domingues, cofundador da :upd8, a tecnologia em nuvem evoluiu muito e se tornou um diferencial competitivo aos negócios, sendo acessível para empresas de variados segmentos e tamanhos. “Entretanto é um processo que precisa ser feito por especialistas qualificados e certificados, com especial atenção ao estudo de viabilidade, planejamento, segurança, migração, manutenção, aproveitando ao máximo todo potencial da cloud computing”, explica o especialista.

Ricardo Menezes Domingues é cofundador da :upd8 – empresa especialista em transformação digital e migração em nuvem. Saiba mais em: www.upd8.com.br.

Para saber mais sobre como a :upd8 pode ajudá-lo com suas necessidades de computação em nuvem, entre em contato: adm@upd8.com.br 11 3181-5088.