Skip to main content

Amazon RDS

A :upd8 combina profundo conhecimento AWS com anos de experiência em bancos de dados para integrar soluções rodando AWS RDS aos nossos clientes.

Seja rodando Oracle, SQL Server, PostgreSQL, MySQL, Aurora ou MariaDB, você pode contar com a infraestrutura global segura da AWS para executar facilmente seus bancos de dados em nuvem.
Se você deseja se livrar das complexidades de gerenciar e escalar seu data center ou sua empresa deseja acelerar e automatizar sua publicação de seus bancos de dados na AWS, entre em contato conosco. A :upd8 ajuda você e sua empresa a arquitetar, criar, configurar e parametrizar suas instâncias RDS AWS escolhendo as melhores opções e recursos.

O que é Amazon RDS?

Bancos de dados relacionais flexíveis, precisos e seguros já fazem parte da maioria das infraestruturas de TI de negócios há um bom tempo.
Hoje, com a vasta quantidade de informações circulando pelo mundo digital, a demanda por bancos de dados é maior do que nunca, assim como as ofertas.
O Relational Database Service (RDS), apresentado pela Amazon em 2009, e oferece uma maneira rápida e fácil de provisionar bancos de dados na nuvem AWS com apenas alguns cliques.
Como o RDS é um serviço gerenciado, todo o gerenciamento da infraestrutura é feito pela AWS para ajudá-lo a focar apenas no uso.
Aumentar ou diminuir a escala é bastante simples, e o RDS conta com seis mecanismos de banco de dados diferentes para escolher.
Se você preferir um banco de dados de código aberto, pode escolher MySQL, MariaDB ou PostgreSQL. Por outro lado, se os requisitos do seu negócio demandarem o uso de um banco de dados comercial, você pode optar pelo Oracle ou Microsoft SQL Server.
Você também pode usar o Amazon Aurora, que oferece simplicidade e confiabilidade, ao mesmo tempo em que oferece alto rendimento em comparação com outras opções.
Aurora também é totalmente compatível com MySQL e PostgreSQL, permitindo que seus aplicativos existentes funcionem normalmente, sem qualquer modificação.

Disponibilidade

A O AWS RDS é um banco de dados relacional altamente disponível que oferece um recurso chamado Multi-AZ, que fornece um tempo de atividade do SLA de 99,95%. Com o Multi-AZ habilitado, a AWS fornece uma réplica síncrona de cada banco de dados em outra zona de disponibidade. Como o banco de dados e sua réplica estão sincronizados, não há chance de perda de dados.
A AWS também oferece um endpoint baseado em nome de domínio (DNS) para acessar o RDS, portanto, mesmo se a instância do banco de dados principal ficar indisponível, um mecanismo de failover automático RDS mudará o DNS principal para uma réplica garantindo alta disponibilidade.

Escalabilidade

A escalabilidade do banco de dados pode ser um verdadeiro desafio se você tentar escalar seu próprio banco de dados local.
Lidar com tempos de inatividade obrigatórios devido a atualizações ou requisitos de infraestrutura pode ser bastante complicado e isso é apenas o começo de suas responsabilidades de escalabilidade.
É por isso que uma das principais vantagens do AWS RDS é seu escalonamento. Além disso, o RDS oferece dois níveis de recursos de escalabilidade: vertical e horizontal.

Desempenho

O AWS RDS oferece PIOPS (IOPS provisionados) para obter desempenho I/O consistente e previsível. Isso é ideal para bancos de dados de processamento de transações online (OLTP) ou aplicativos centrados em consumo de leitura e escrita.
Com o RDS, você pode configurar até 30.000 IOPS. Quanto mais IOPS você configurou, mais processos de solicitação simultâneos são suportados, e por sua vez, aumenta o rendimento e diminui a latência para obter um desempenho de banco de dados mais alto.

Backup

O AWS RDS fornece dois tipos de mecanismos de backup, ambos muito fáceis de configurar:

Backup automatizado

Esta funcionalidade executa automaticamente um instantâneo diário completo dos dados de um banco de dados (durante uma janela de tempo preferencial configurada pelo usuário). Ele também captura seus logs de transações, bem como quaisquer atualizações em seu banco de dados RDS.

Snapshots point-in-time

Os snapshots são iniciados pelo usuário. Ao contrário do backup automatizado, que é executado uma vez por dia, os snapshots point-in-time podem ser executados quantas vezes desejar. Geralmente, eles são úteis para fazer backup dos estados do banco de dados, como antes de um grande lançamento ou atualização de um aplicativo.