O genAI não é apenas uma moda passageira; ele já está sendo implementado em várias empresas. Empresas, especialmente aquelas com diversos processos que podem ser automatizados, estão cada vez mais adotando a inteligência artificial generativa para suas operações.
O uso eficaz da inteligência artificial generativa nas empresas já está em pleno andamento, com um aumento de cinco vezes em 2023, à medida que as empresas buscavam integrar essa nova tecnologia em seus departamentos de TI, operações de negócios e praticamente em todos os setores.
Em um recente estudo divulgado que se baseia em dados coletados de 1.055 empresas entre 2021 e 2023. Embora os gastos com ferramentas genAI ainda representem menos de 1% dos gastos corporativos, os dados indicam que o interesse do mercado é mais do que apenas uma tendência passageira.
Uma descoberta notável do recente aumento do genAI, segundo os autores do estudo é que muitos dos casos de uso não estão surgindo apenas do setor de TI ou das partes mais técnicas das empresas. Pelo contrário, observa-se uma “democratização” da tecnologia, com equipes de linha de negócios aproveitando-a para automatizar seu trabalho ou lidar com processos complexos.
Embora a maioria desses projetos de automação ainda esteja sendo supervisionada pelos departamentos de TI, essa tendência irá mudar nos próximos três anos. Após esse período, espera-se que a maioria dos projetos de automação de IA seja gerenciada pelas próprias equipes operacionais.
Isso representa um avanço significativo para as empresas globais. “As pessoas se sentem mais capacitadas quando têm o poder de realizar grandes feitos”.
Apesar disso, o departamento de TI ainda é uma das principais unidades de negócios para o uso do genAI. Aproximadamente um terço dos casos de uso relacionados a negócios da tecnologia em evolução estão ligados ao TI, incluindo funções de helpdesk, emissão de tickets de serviço automatizados e resumos de conversas.
A área mais automatizada em 2024, graças à inteligência artificial generativa, será a de operações de dados. Essa área já foi a segunda de crescimento mais rápido para a automação baseada em IA em 2023 (ficando atrás apenas do suporte e operações ao cliente). A pressão que as empresas enfrentam para lidar com o crescimento exponencial na quantidade de dados que manipulam e armazenam, e para extrair valor deles, provavelmente aumentará significativamente as taxas de automação das operações de dados no próximo ano.