A Inteligência Artificial Generativa Irá Transformar o Seu Negócio
Já falamos aqui sobre a Experiência do Cliente na Era da IA, discutimos como o uso das informações do cliente já está diferenciando as experiências de marca. Com a IA generativa, a personalização irá mais longe, adaptando todos os aspectos da interação digital ao modo como o cliente deseja. Isso inclui a adição de mais menus e recursos. O software irá acompanhar o cliente para além dos limites do produto de uma marca, oferecendo soluções para o que o cliente deseja fazer. Isso envolve conectar-se a parceiros externos, repensar ofertas e desenvolver a arquitetura de dados e tecnologia subjacente.
A IA generativa pode gerar texto, fala, imagens, música, vídeo e código. Quando combinada com informações do usuário, facilita a realização de tarefas e torna o software mais acessível. Os menus suspensos e restrições de uso serão substituídos por uma abordagem mais direta: “O que você deseja fazer hoje?” O sistema oferecerá sugestões com base no conhecimento do usuário e contexto atual.
A IA generativa também pode gerar código para automatizar ações e incorporar dados externos e internos. Isso simplifica a interação com os aplicativos, permitindo que os usuários executem comandos de forma mais eficiente.
Ao usar a IA generativa, é importante considerar a integração de dados de toda a empresa e, possivelmente, de parceiros externos. A limpeza e governança de dados ainda são essenciais, mas a IA pode facilitar o processo.
A definição de regras para a IA é crucial, especialmente quando não há restrições claras sobre o que um cliente pode solicitar. Isso garante respostas apropriadas e evita resultados inadequados.
A entrega de jornadas e casos de uso específicos é fundamental. Os clientes buscam a maneira mais simples e econômica de atingir seus objetivos. Parcerias para dados e execução de ações podem ser estabelecidas para ajudar os clientes em suas jornadas.
Ao construir ofertas com base na IA generativa, é importante considerar a segurança, equidade, privacidade e transparência dos dados. A gestão responsável dos dados se torna parte da identidade da marca.
As capacidades da IA generativa estão impulsionando o crescimento de aplicativos e oferecem oportunidades para marcas estabelecidas se diferenciarem. A automação da IA pode reduzir custos e pressionar os participantes do mercado a competirem de forma eficiente.
Estamos entrando em um novo diálogo entre marcas e clientes, onde a interação é mais direta e as ações são realizadas juntas, de acordo com as preferências do cliente. A corrida está em andamento para ver quais marcas podem oferecer essas experiências.